Plenitude anuncia a entrada em operação de uma central eólica de 13 MW em Soria, Espanha

08 janeiro 2025
  • A central, intitulada Numancia, composta por dois parques eólicos adjacentes situados em Soria, terá uma geração elétrica superior a 31 GWh/ano, equivalente às necessidades energéticas de mais de 9.500 lares*.
  • Com a entrada em operação de Numancia, a Plenitude alcança os 440 MW de capacidade instalada em Espanha, com centrais localizadas em Castilla y León, Galiza, La Rioja, Cataluña, Castilla-La Mancha e Murcia.

A Plenitude anunciou a entrada em operação dos parques eólicos de Numancia, localizados na Comarca de Almarza (Soria, Espanha). A instalação foi desenvolvida numa área de 10 hectares e está conectada à rede de distribuição na subestação elétrica de Garray (Soria) através de uma linha aérea de média tensão de 17 km.

O projeto inclui três aerogeradores Vestas V136 com uma capacidade instalada de 13 megawatts (MW). A produção elétrica do parque será superior a 31 GWh/ano, equivalente às necessidades energéticas de mais de 9.500 lares*.

“Com a central de Numancia, confirmamos o nosso compromisso de investimento em Espanha, adicionando Castilla y León à longa lista de comunidades autónomas no país onde a Plenitude já opera e constrói centrais renováveis. Além disso, desta forma, reforçamos a nossa presença em Castilla y León, onde fornecemos energia a mais de 24.000 clientes retail, dos quais 3.500 são pequenas e médias empresas (PME)”, afirmou Mariangiola Mollicone, diretora-geral da Plenitude Renováveis em Espanha.

Os parques eólicos estão equipados com sistemas automáticos de deteção da passagem de aves, para evitar danos imprevistos na fauna autóctone, além de um plano de monitorização ambiental que garante a plena integração das instalações no território. Foi também criada uma zona recreativa aberta ao público nas proximidades dos parques. Adicionalmente, a empresa está a trabalhar para identificar novas oportunidades de investimento na região de Castilla y León, com o objetivo de continuar a desenvolver a criação de energia renovável e otimizar o fornecimento à sua carteira de clientes de retalho e PME.

Com a entrada em operação de Numancia, a Plenitude opera mais de 440 MW de capacidade instalada de energia fotovoltaica e eólica em Espanha, com centrais localizadas em Castilla y León, Galiza, La Rioja, Cataluña, Castilla-La Mancha e Murcia. Além disso, conta com projetos em construção que somam mais de 1 GW na Andalucía (Sevilla e Granada), Castilla y León (Salamanca) e Extremadura (Badajoz). Em paralelo, a empresa está a trabalhar em mais de 2 GW de novos projetos em diferentes fases de desenvolvimento, incluindo projetos de hibridização, tecnologia de armazenamento em baterias e eólica offshore.

*Fonte: Rede Elétrica de Espanha – Cálculo baseado no consumo médio diário estimado de eletricidade residencial familiar em Espanha de 9 kWh. Para mais informações: https://www.ree.es/es

Leer mais

  • Como poupar na eletricidade

    10 conselhos para poupar energia em casa de forma fácil.

  • Empresas sustentáveis: uma tendência para o futuro

    Descubra como a sustentabilidade torna-se fundamental nos negócios modernos.

  • Qual é a importância dos meios de transporte na poluição?

    Soluções para uma deslocação mais ecológica.

Footer