Como poupar na eletricidade
10 conselhos para poupar energia em casa de forma fácil.
A central solar, localizada em Salamanca, é uma das maiores de Castilla y León e irá gerar mais de 400 GWh por ano.
A Plenitude iniciou os trabalhos de construção em Villarino de los Aires (Salamanca, Espanha) de uma central solar que terá uma potência instalada de 220 MW, encontrando-se entre as maiores de toda a região de Castilla y León. O evento de colocação da Primeira Pedra, realizado hoje, contou com a presença de representantes da Junta de Castilla y León, da Câmara Municipal e da nossa empresa.
O parque será desenvolvido numa área de cerca de 286 hectares e será ligado à rede nacional de transporte no elo de ligação de Villarino de los Aires através de uma linha subterrânea de média tensão de 3,2 km. A instalação contará com 365.300 módulos bifaciais e produzirá 400.000 MWh de eletricidade por ano.
A central estará concluída em 2025, com o apoio da Sterling & Wilson, uma das maiores construtoras de centrais fotovoltaicas a nível global, juntamente com outras empresas de relevância local.
Além disso, para proteger o território, a empresa implementou algumas medidas, como a preservação e a relocalização de cabanas rurais entre os módulos, a conservação dos canais de água naturais que atravessam a zona, a instalação de vedações cinegéticas permeáveis ao redor do recinto e a coordenação ativa com os agricultores locais para garantir a compatibilidade do projeto com o uso do solo.
“O projeto de Villarino é um exemplo virtuoso de integração com o território. Estar aqui hoje, na presença de todos os intervenientes no projeto, é uma prova tangível da nossa vontade de continuar com este foco na colaboração nos próximos anos, alinhado com o nosso negócio e estratégia de crescimento no país”, explicou Mariangiola Mollicone, diretora de Renováveis na Europa Ocidental e diretora-geral da Plenitude Renováveis Espanha.
Com o início das obras em Villarino, a Plenitude reforça a sua presença em Castilla y León, onde já conta com uma central eólica com uma capacidade instalada de 13 MW. Atualmente, a Plenitude opera mais de 440 MW de capacidade instalada de energia fotovoltaica e eólica em Espanha, com centrais localizadas, além de Castilla y León, também na Galiza, La Rioja, Catalunha, Castilla-La Mancha e Murcia. A empresa conta ainda com projetos em construção que somam cerca de 1 GW na Andalucía (Sevilla e Granada), Castilla y León (Salamanca) e Extremadura (Badajoz). Paralelamente, a empresa está a desenvolver mais de 2 GW de capacidade com novos projetos em diferentes fases de desenvolvimento.