Como poupar na eletricidade
10 conselhos para poupar energia em casa de forma fácil.
A Plenitude continua a expandir o seu negócio de energias renováveis em Espanha com o início da construção do Entrenúcleos, o novo projeto fotovoltaico de 200 MW localizado entre os municípios de Dos Hermanas e Coria del Río, na província de Sevilha. A cerimónia de abertura contou com a presença de representantes da Secretaria-Geral de Energia do Ministério da Indústria, Energia e Minas da Junta de Andalucía, assim como autoridades do Conselho Provincial de Sevilha e da Câmara Municipal de Dos Hermanas e outros ilustres convidados.
O evento teve lugar no estaleiro das obras, onde a colocação simbólica da primeira pedra marcou o início do projeto. O parque solar dos Entrenúcleos terá 326 mil painéis solares.
O Entrenúcleos deverá estar operacional em 2026 e será composto por quatro centrais solares – Granville, Killington, Plumlee e Rickwood – com uma capacidade instalada de 50 MWp cada, abrangendo uma área total de mais de 300 hectares. Espera-se que o projeto produza mais de 435 GWh de energia renovável anualmente.
As instalações serão ligadas à rede elétrica através da subestação SET Entrenúcleos, que será partilhada com outro promotor. Por sua vez, esta subestação será ligada à rede nacional através da subestação Red Elétrica Española (REE) localizada em Dos Hermanas.
"O Entrenúcleos é um projeto emblemático da Plenitude, não só porque contribui para os nossos objetivos de crescimento em Espanha, mas também porque reflete o nosso compromisso profundo e contínuo com a Andaluzia, uma região que desempenha um papel fundamental no panorama das energias renováveis do país. Com este projeto, já temos um portfólio de cerca de 580 MW em construção na região, e esperamos continuar a investir em soluções de energia sustentável que tragam valor a longo prazo para as comunidades locais", disse Mariangiola Mollicone, Diretora de Energias Renováveis na Europa Ocidental e Diretora Administrativa da Plenitude Renovables Espanha.
"As energias renováveis são o petróleo que a Andaluzia nunca teve, são uma oportunidade de ouro para o crescimento económico e industrial da nossa terra. A Europa está em processo de descarbonização da sua indústria e é aqui que a Andaluzia, com a sua riqueza de recursos naturais (sol, vento ou biomassa) tem um papel de liderança indiscutível. Temos este fator diferenciador porque temos uma maior disponibilidade de energia segura a preços competitivos", disse Manuel Larrasa, secretário-geral da Energia da Junta de Andaluzia.[BA1]
"Estamos muito satisfeitos por estar presentes na inauguração de um grande projeto que reflete perfeitamente o que tem de ser uma economia social de mercado. Uma empresa que vem aqui à Andaluzia, a Sevilha, a Dos Hermanas, para investir, algo que no final terá um efeito mais do que positivo na economia local da região. Isto significará a criação de emprego e a geração de riqueza para todos", disse José Antonio Hidalgo, diretor geral da Área de Serviços Supramunicipais do Conselho Provincial de Sevilha.
"Sem dúvida, estamos diante de um importante investimento na nossa cidade que contribuirá para a revitalização da nossa atividade económica e a consequente geração de emprego. Tudo isto num sector-chave como o das energias renováveis, que contribuirá para um modelo energético sustentável, limpo e amigo do ambiente. Um investimento que mais uma vez coloca Dos Hermanas numa posição de referência para atrair importantes investimentos industriais e empresariais, com as políticas que executamos de nossa Câmara Municipal desempenhando um papel fundamental nisso", disse Francisco Rodríguez, prefeito de Dos Hermanas.
Compromisso ambiental
A construção da fábrica será realizada pela Solarig, uma empresa espanhola com um histórico global reconhecido no desenvolvimento, execução e operação de projetos de energia renovável. Refira-se que, na construção do parque solar, serão testadas estruturas em aço verde, um material reciclado produzido inteiramente em Espanha com uma pegada de carbono zero.
Conforme estabelecido pelas licenças pertinentes, a central solar contará com ilhas e ecrãs de vegetação. Além disso, a empresa destinará uma área equivalente à ocupada pelos módulos fotovoltaicos para a implementação de práticas agrícolas sustentáveis, a fim de melhorar o habitat de aves estepárias ameaçadas de extinção.
Compromisso estratégico com a Andaluzia
Com a Entrenúcleos, a terceira fábrica da Plenitude em construção na Andaluzia, juntamente com Guillena (Sevilha), com 230 MW, e Caparacena (Granada), com 150 MW, a empresa reforça o seu compromisso com a região, onde já conta com mais de 60.000 clientes de retalho.
Em Espanha, a empresa tem aproximadamente 1.300 MW de capacidade instalada em energia fotovoltaica e eólica, com projetos em regiões como Estremadura, Andaluzia, Galiza, La Rioja, Catalunha, Castela-La Mancha e Castela e Leão, e está a trabalhar em novas iniciativas com um portfólio de projetos de mais de 2 GW em diferentes fases de desenvolvimento em todo o país.