Como poupar na eletricidade
10 conselhos para poupar energia em casa de forma fácil.
Proteger o planeta é uma prioridade e as empresas sustentáveis fazem parte da solução. Da comida à roupa, da arquitetura à energia aos eventos, há muitas áreas de negócio que têm vindo a adotar uma estratégia “amiga do ambiente” e amiga das pessoas. E o mercado parece estar cada vez mais aberto a eles.
O que significa falar de empresas sustentáveis? Vamos tentar aprender tudo sobre empresas sustentáveis.
Comecemos por analisar o significado da palavra “sustentabilidade”: indica uma abordagem que visa atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer a possibilidade das gerações futuras.
As empresas sustentáveis pretendem equilibrar o seu desenvolvimento com o mínimo de impacto negativo no seu ambiente, global e local. Esforçam-se por reduzir o impacto da sua organização nos recursos não renováveis do planeta, bem como melhorar os direitos humanos.
Em particular, há três aspetos sobre os quais podemos centrar os nossos esforços: o ambiente, o social e o económico. As empresas sustentáveis são, portanto, aquelas que conseguem integrar estas três dimensões no seu modelo de negócio:
A necessidade de adotar uma perspetiva global é cada vez mais evidente: já em 2015 a ONU propôs uma Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável, e nesse mesmo ano as principais potências económicas mundiais assinaram os Acordos de Paris, comprometendo-se a reajustar os seus próprios modelos de desenvolvimento para proteger o planeta das alterações climáticas. A reação à pandemia global que estamos a viver é mais uma confirmação de que estamos a caminhar na direção certa: só uma resposta coletiva pode enfrentar desafios à escala global.
A natureza global da crise Covid-19 recorda-nos, mais uma vez, que somos todos habitantes do mesmo planeta e que temos de reconhecer que os acontecimentos numa parte do mundo podem afetar todas as outras. Para fazer face à pandemia, assistimos a um grande compromisso unido, por parte dos governos e das instituições, mas também das empresas, das associações e dos cidadãos privados, vimos que é possível uma resposta em larga escala a uma crise global.
De Aldro Energía acreditamos que podemos assumir o mesmo compromisso com uma resposta global à crise climática: colocar as pessoas e o bem-estar dos cidadãos no centro, e adotar estratégias de longo prazo que protejam as pessoas mais vulneráveis hoje e as mais expostas aos impactos climáticos no futuro, a uma maior capacitação e centralidade do aspeto humano das pessoas.
A sustentabilidade é (deve ser) o futuro, para as empresas e para o planeta.