Como poupar na eletricidade
10 conselhos para poupar energia em casa de forma fácil.
A central fotovoltaica de Cerrillares, na província de Múrcia, recebeu o Selo de Excelência em Sustentabilidade da União Fotovoltaica Espanhola (UNEF), uma distinção que destaca o nosso trabalho para construir e operar uma instalação com os mais elevados parâmetros de integração social e ambiental e que desenvolve as melhores práticas de economia circular.
O Projeto Cerrillares, localizado em Jumilla (Múrcia), tem uma capacidade de 50 MW e estima-se que produza mais de 100 GWh de energia a partir de fontes renováveis por ano.
Um importante impulso para a economia local
A sua construção constituiu um importante impulso para o desenvolvimento económico da região, gerando mais de uma centena de postos de trabalho na zona e a participação de cerca de 20 empresas locais. O investimento da empresa tem sido uma importante fonte de rendimento para a comunidade local. Contribuirá igualmente para a melhoria das estradas e dos acessos circundantes, graças ao trabalho da Plenitude e da administração.
Para contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, a Plenitude promoveu igualmente a instalação e a gestão de três centrais de autoconsumo que, com uma capacidade total de 158 kWp, fornecem energia de fontes renováveis a três edifícios públicos: uma escola, um centro desportivo e um centro cultural.
Energias renováveis e promoção da biodiversidade
Com o objetivo de promover a biodiversidade na zona onde se situa a instalação, a Plenitude realizou um estudo ambiental exaustivo e implementou medidas como a instalação de 10 caixas de nidificação de aves, em colaboração com a Câmara Municipal de Jumilla; plantações florestais que cobrem 10% da superfície total da instalação, a construção de uma habitação adaptada e de um lago que favorecem o habitat de anfíbios e outras espécies da fauna, e a gestão de uma área de mais de 60 hectares para contribuir para a conservação de espécies da flora e da fauna.
Para o diretor-geral da União Fotovoltaica Espanhola, José Donoso, “Cerrillares é o último exemplo de que existem excelentes práticas e projetos que se comprometem com elas, gerando um impacto positivo real e duradouro em termos socioeconómicos e ambientais. Cada vez mais estudos demonstram que as centrais fotovoltaicas podem ser verdadeiros oásis para a biodiversidade, e na UNEF estamos muito satisfeitos por podermos certificar com o nosso Selo uma instalação que está, sem dúvida, nesse caminho”.
Mariangiola Mollicone, diretora de Renováveis na Europa Ocidental e CEO da Plenitude Renováveis Espanha, explicou que “na Plenitude trabalhamos sempre com o objetivo de criar valor partilhado para as comunidades e territórios em que operamos, através do cuidado com o ambiente e do benefício social. Este selo atribuído pela UNEF à fábrica de Cerrillares é um marco muito importante para nós, pois reflete os elevados padrões que a Plenitude implementa em todos os processos para promover a transição energética através dos nossos projetos renováveis”.